5 coisas a saber antes de chegar nos parques da Disney

1) Itens a observar antes de programar sua ida ao parque

É dia de Extra Magic Hours? Extra Magic Hours (EMH) é quando o parque abre uma hora mais cedo, ou fecha mais tarde para os que estão hospedados nos resorts da Disney. A cada dia, apenas um dos 4 parques da Disney terá EMH. A tendência é o parque ficar mais cheio, pois os hóspedes Disney provavelmente visitarão o parque da vez, para aproveitar o benefício.

Haverá eventos nos parques? Nos parques há alguns eventos durante o ano, tais como: a Maratona da Disney, o Star Wars Weekends no Hollywood, e o Food and Wine Festival no Epcot – neste caso, durante o festival rolam shows de música gratuitos, e nos dias dos mais populares, o parque fica bem cheio!  Se por um lado a desvantagem é pegar os parques mais cheios, por outro pode ser interessante participar. Analise se a temática agrada seu grupo, e se valerá a pena enfrentar filas maiores.

Também é bom evitar os parques nas proximidades de feriados e nos finais de semana, pois provavelmente estarão mais cheios.

Outro fator que contribuirá muito para o aproveitamento do seu dia no parque é chegar bem cedo, pegar o parque abrindo. Neste horário as atrações estão mais vazias, então chegar 9h ao invés de 11h, por exemplo, pode te render cerca de 3/4 atrações a mais no dia. Outra ideia é fazer o brinquedo mais procurado do parque, e que porventura não tenha marcado FastPass. No Magic Kingdom, é o caso da Seven Dwarfs Mine Train. No Epcot, Frozen Ever After, Soarin’ ou Test Track. Como as 3 estão no Grupo 1 e você só conseguirá marcar FastPass para uma delas, aproveite o parque mais vazio para fazer as outras. No Hollywood Studios, você não consegue marcar FastPass para Toy StoryRock’n Roller Coaster, ambas do Grupo 1. E por fim, no Animal Kingdom agendar FastPass para a melhor atração do Avatar, Flight of Passage, também está sendo uma tarefa complicada. É uma boa chegar o mais cedo possível e dirigir-se correndo para ela.

2) My Disney Experience

A Disney não mede esforços, nem limita sua criatividade, para nos agraciar com inovações que tornem nossa Experiência Disney ainda mais fantástica. Engana-se quem pensa que o My Disney Experience (MDE) é um simples aplicativo de celular, é na verdade mais uma sacada genial da Disney!

Como funciona?
Você pode acessar pelo computador (My Disney Experience em português), ou baixar o aplicativo no celular. Eu particularmente prefiro usar o computador para cadastrar os tíquetes, agendar os Fastpasses, reservar refeições nos parques etc. O aplicativo em si uso durante a viagem, principalmente para verificar o tempo de espera nas filas, os horários dos shows e personagens para tirar fotos, acessar meus agendamentos de Fastpass, visualizar as fotos que tirei com o Photopass e muito mais.

Passo a passo para se cadastrar e começar a usar o MDE pelo computador: 
Entre no link a seguir: My Disney Experience em português. Se já tem cadastro no site oficial da Disney, poderá usar o mesmo login e senha. Senão, é rápido cadastrar: Criar conta > Preencha e-mail, senha, nome, data de nascimento, endereço> Responda que não fará reservas para um grupo de 10 ou mais pessoas > Se tiver reserva em um hotel da Disney, deverá preencher o código da reserva. Se não for o caso, selecione “não”> Depois vincule seus ingressos à conta inserindo o código de 12 dígitos localizado atrás do cartão, caso tenha o ingresso físico em mãos, ou a numeração abaixo do código de barras, se tiver um voucher de ingresso eletrônico. Se ainda não comprou seus ingressos, selecione “não”.

Na página de planejamento, você poderá “Conectar reservas, ingressos ou amigos adicionais”, agendar Fastpasses, reservar restaurantes dentro do complexo Disney, configurar lembretes para shows e fotos com os personagens, e comprar o Memory Maker.

Usando o MDE no parque, através do aplicativo de celular:
É importante falar que todo o complexo Disney oferece Wi-fi. Em alguns lugares específicos o sinal pode estar pior e você não conseguir acesso. Depois de horas de cliques e navegação na internet, é bem possível que você fique sem bateria. Por isso… não deixe de levar anotados seus horários de Fastpasses e refeições, e não se esqueça de pegar um mapa e Times Guide quando chegar no parque. No Times Guide você encontrará todos os horários de shows, personagens para tirar foto, horário de fechamento das atrações e restaurantes.

Principais funções que utilizo no aplicativo:
Meus Planos Logo que abro o aplicativo, encontrarei em My Plans todos os lembretes que configurei (por exemplo, um show que marquei para assistir, um personagem com quem quero tirar fotos), os meus Fastpasses agendados e restaurante que porventura tenha reservado.
Meu Photopass – Também na Home, clicando em My Photopass consigo linkar meu cartão do Photopass e a partir de então visualizar em poucos minutos as fotos tiradas com os fotógrafos da Disney. Se tiver comprado o Memory Maker, poderei fazer o download das fotos. E aqui também consigo encontrar os fotógrafos da Disney no parque.
Tempo de espera nas filas – Na página inicial do aplicativo, o segundo ícone que aparece na barra de menu é Attractions. Clicando nele, conseguimos visualizar o horário de abertura e fechamento, e tempo de espera nas filas das atrações. Consultar o tempo de espera é muito útil enquanto estamos nos locomovendo pelo parque. Por exemplo, bateu meio dia e pretendemos ir no Splash Mountain e Big Thunder Mountain antes de almoçar. Saímos lá da Fantasyland e quando chegamos na frente das atrações vemos que cada uma está com 1h de fila. Decidimos, então, almoçar primeiro e deixar as atrações para mais tarde. Aí perdemos 15 minutos andando, para voltar ao restaurante em que vamos comer. Se tivéssemos consultado o Wait Times, já teríamos alterado os planos sem precisar nos deslocar. Outra ótima utilidade é quando uma atração fecha por problemas técnicos e podemos acompanhar pelo aplicativo quando abrir novamente.
Personagens – O terceiro ícone na home é Characters, onde visualizamos os locais e horários em que podemos encontrar os personagens. Caso você não esteja no parque correto, na barra azul inferior aparece o nome do parque que está selecionado. Se quiser trocar, clique em cima dele e aparecerão todos os locais que conseguimos consultar pelo aplicativo, incluindo parques aquáticos, Disney Springs e resorts da Disney.
Horários dos shows – Arrastando a barra de menu para a esquerda, aparece o ícone do Entertainment. Aqui temos acesso aos horários dos shows e paradas que acontecerão durante o dia.

3)  Disney’s Photopass / Memory Maker

O que é o Photopass?
Você encontrará fotógrafos uniformizados espalhados por todos os parques da Disney. São fotógrafos profissionais, com câmeras de excelente qualidade, e é claro que as fotos ficam muito mais bonitas do que as nossas. Você não paga nada para tirar as fotos, e ainda pode pedir para que ele tire uma com sua câmera também. É uma boa oportunidade de toda a família sair no clique.

Como visualizar as fotos?
Quando tirar a primeira foto com um fotógrafo da Disney, ele entregará um cartãozinho do Disney’s Photopass. Meu conselho é linkar ele imediatamente ao seu cadastro, pelo aplicativo My Disney Experience. Assim você não corre o risco ficar sem as fotos caso perca o cartão. Se tiver a Magic Band, mais fácil ainda… basta colocar a pulseira no sensor do aparelho do fotógrafo. Você pode tirar quantas fotos quiser com os fotógrafos Disney, usando o mesmo cartão ou pedindo um novo caso não ache o anterior. As fotos estarão disponíveis pouco minutos após terem sido tiradas, e você poderá visualizá-las no aplicativo ou site My Disney Experience, no site oficial do Photopass (clique aqui), ou nas lojas que vendem as fotos impressas nos parques. Elas estão marcadas no mapa como “Memory Maker Sales Center“, e ficam sempre próximas à entrada.

Por quanto tempo as fotos ficam disponíveis?
As fotos expiram 30 dias após terem sido tiradas. 

E como faço para comprá-las?  
Quando visitar o último parque da Disney de sua viagem, vá até o Memory Maker Sales Center e apresente os cartões ou números dos cartões do seu Photopass. Eles mostrarão em uma tela todas as fotos tiradas durante a viagem. Você poderá escolher quantas quiser para revelar na hora, e pode até colocar molduras, ano, personagens. Se preferir escolher com calma quando voltar para casa, poderá pagar apenas o download das fotos e revelar em alguma loja local, ou comprar as fotos impressas mesmo, pois eles entregam no Brasil.

Dá para copiar sem pagar?
Não! Antigamente as pessoas até davam print nas fotos, para tê-las nem que fosse em baixíssima resolução, mas de um tempo para cá a Disney encheu as fotos de marcas d’água. Não tem jeito…

Memory Maker – como funciona?
Se animou com o sistema do Photopass e quer tirar diversas fotos em todos os parques? Então é bom considerar o Memory Maker! Com o Memory Maker você compra o direito de baixar TODAS as fotos que fizer com os fotógrafos da Disney. Poucos minutos após tirá-las, já estarão disponíveis para download no seu aplicativo. Não é o máximo compartilhar lindas fotos profissionais nas redes sociais, quase que em tempo real? As fotos continuarão disponíveis para download por 30 dias após serem tiradas. É importante dizer que você só terá direito aos arquivos digitais, o pacote não inclui fotos impressas. Mas, revelar aqui no Brasil não é caro.

Quanto custa o MM? Financeiramente vale a pena?
Se você comprar com pelo menos 3 dias de antecedência, o valor é U$169,00 + taxas. Comprando no parque ou pelo site, mas sem os 3 dias de antecedência, custa U$199,00 + taxas. Para efeitos comparativos, cada download ou foto impressa do Photopass custa a partir de U$14,95 + taxas (20 x 25cm). Ou seja, se pretende comprar a partir de 10 fotos, o Memory Maker é vantajoso.  Na minha opinião, o Memory Maker é ótimo para quem viaja com um grupo familiar ou de amigos. Se todos estiverem na mesma “Family and Friends List” no My Disney Experience, poderão dividir os custos do pacote. Digamos que sejam 3 famílias viajando juntas… U$60,00 por família é um valor muito bom para terem todas as fotos tiradas com o Photopass, não acham?

4) Fastpass+

O que é o FastPass?
FastPass é um benefício que a Disney oferece gratuitamente, com o qual podemos “furar a fila” de 3 atrações que escolhermos. Na verdade, pegamos uma fila especial, exclusiva para quem marcou o FastPass naquela faixa de horário. Com isso, ela é bem menor do que a fila regular, normalmente não ultrapassando 10 minutos de espera. Vocês não têm ideia da diferença que fará no seu dia!

O que mudou?
Antigamente, íamos até a entrada de cada atração, inseríamos nosso ingresso nas máquinas e recebíamos um papelzinho informando a faixa de horário em que poderíamos retornar. Só podíamos pegar um novo FastPass quando chegasse o horário marcado no papel. No ano de 2014, a Disney aprimorou o esquema, criando o FastPass+. Agora, podemos agendar 3 fura-filas por dia com antecedência, e assim quando chegamos no parque já temos tudo programado, sem precisar nos deslocar de atração em atração para pegar um novo FastPass. Continuamos tendo um intervalo de 1 hora para nos apresentar no brinquedo.

Quando posso agendar meus FastPasses?
Com 30 dias de antecedência à visita ao parque, ou 60 dias se estiver hospedado em um resort Disney. Isso significa que você terá que programar quais dias visitará os parques, mas se precisar alterar a programação, é só cancelar o agendamento e fazer um novo.

Como agendar o FastPass?
Temos duas opções: a primeira é marcar o FastPass antecipadamente, pelo aplicativo de celular ou site do My Disney Experience; a segunda é agendar o FastPass no dia de sua visita a cada parque, indo logo que chegar a um Fastpass+ Kiosk. Há vários quiosques espalhados pelos parques.

Eu super recomendo que vocês não deixem para agendar no parque, pois provavelmente não conseguirão vaga nas melhores atrações, ou pelo menos não nos horários nobres.

Procure agendar os 3 FastPasses até umas 15h-16h, pois depois que tiverem utilizado todos, poderão entrar no apliactivo e agendar um 4º FastPass. Quando usar o 4º, pode agendar um 5º, e assim por diante. Normalmente não estão disponíveis as atrações mais badaladas, mas é ótimo conseguir cumprir mais uma sem precisar ficar em fila.

Evite marcar FastPasses muito cedo, primeiro porque logo que o parque abre normalmente as atrações não estão tão cheias, e segundo porque você pode se atrasar e acabar perdendo o benefício.

Como utilizar seu FastPass?
Os FastPasses agendados estarão gravados no seu ingresso ou Magic Band. Dentro da faixa de horário determinada, se dirija à atração e procure a fila FastPass Return. Você verá um totem do Mickey igual ao da entrada do parque, encoste seu ingresso ou Magic Band e acenderá a luz verde, indicando que está liberado para entrar.

5) MagicBand 

O que é MagicBand?
Mais uma inovação da Disney, que nos traz a sensação de que eles literalmente fazem mágica! A MagicBand é uma pulseira super leve e confortável, à prova d’água, que substitui o ingresso Disney. Tocando o Mickey da pulseira no Mickey do totem, entramos no parque, nas atrações em que agendamos FastPass, e também substituímos os cartões do Photopass. É uma maravilha não precisar ficar catando os ingressos/cartões na mochila e nem ter a preocupação constante de não perdê-los.

Compro ou não compro?
Sou uma pessoa meio pão-dura, confesso, então sempre tive dúvidas se valeria a pena gastar com a MagicBand. Até que um dia decidi comprar e agora não sei como conseguia viver sem ela! Se você vai a 2/3 parques e dificilmente voltará na Disney nos próximos anos, certamente não precisa se render às pulseirinhas. Mas, se passará muitos dias nos parques, ou é um visitante frequente, tenho certeza de que não vai se arrepender!

Antes de sair do hotel, já colocava minha band e a da minha filha (aliás, ela chorava quando ia para a Universal, já que lá não precisaria da MagicBand!). Passávamos o dia todo com ela e NUNCA sentimos nenhum incômodo. É realmente muito prático só precisar esticar o braço para entrar nos parques, utilizar os FastPasses e salvar as fotos do Photopass. Para as crianças, é uma brincadeira divertida encostar no Mickey e esperar a luz verde acender.

Quanto custa?
U$12,95 + taxa é o valor da MagicBand normal, aquela com cores sólidas. A partir de U$22,99 + taxa são as temáticas, com grande variedade de personagens. Mas se você quiser uma personalizada – com cor, personagem e nome a sua escolha, o valor é U$29,95 + taxa. Por enquanto, você poderá criar a MagicBand personalizada em dois locais: no Magic Kingdom – na loja de saída da Space Mountain, e em Hollywood Studios – na loja do Star Wars Launch Bay.

Como vincular seu ingresso à MagicBand?
Entre no site ou aplicativo do My Disney Experience, depois em Minha Conta > MagicBands e cartões > Vincular uma MagicBand ou cartão > e então digite o código que fica debaixo da pulseira. Depois, basta informar de quem será a pulseira e finalizar.

Vantagens para quem se hospeda em um resort Disney.
Se você ficar hospedado em um resort Disney, sua experiência com a MagicBand será ainda melhor! Primeiro porque não pagará nada por ela, segundo porque esta será a chave do seu quarto, e ainda poderá utilizá-la para debitar todas as suas compras e refeições no complexo.